segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Perspectivas Eurocêntrica e a descolonização

Os textos estudados trazem a discussão sobre o eurocentrismo a ocupação e exploração do Espaço Americano e Brasileiro dando um enfoque especial ao Estado de Alagoas. Podemos afirmar que a ocupação e a exploração dentro do território brasileiro, sobre tudo nas regiões do Estado Alagoano, deu-se pelas vias diretas de uma visão gerada a partir de imagens e paisagens exóticas que atraíram a hegemonia européia, que atribuam um significado de valores economicamente posterior.
De forma mais geral e critica o texto de Carlos Walter trata do eurocentrismo europeu e a exploração sofrida pelo continente, americano sobretudo o Brasil e mais ainda Alagoas que devido as suas condições físico- espaciais foi cenário perfeito para o cultivo da cana -de- açúcar para produção e exportação deixando claro que esse desenvolvimento econômico se deu através de muito sangue derramado, tanto pelo extermínio dos verdadeiros donos da terra ( índios ) como através da exploração e condições sub-humanas a que foram submetido os negros conforme Carlos Walter nos fala os engenhos eram movidos a chibatadas. O conhecimento americano foi suprimido, reproduzimos o conhecimento europeu. Acabamos por desconhecer e ignorar nossa própria cultura e até os dias atuais continuamos dependente político- economicamente e um exemplo clássico disto é a nossa carta magna a constituição federal que nasce a partir do modelo americano.
Segundo Lima o elemento português se instalou e venceu pela afinidade com as regiões quentes, dando assim uma visão romântica da ocupação do espaço alagoano. Em seu texto apresenta elementos importantes como a justificativa para esta ocupação o meio físico e fenômeno bio-sociais. Fala sobre a miscigenação que aqui se deu através da mistura de raças e cultura. A exploração agrícola como forma de marcar o território com objetivo de atender o mercado europeu do açúcar e daí aborda a questão das capitanias hereditárias a ocupação especial com os seus lideres impostos espontâneos.
Dantas em seu texto procura alavancar o nome de Alagoas visto que seus índices sociais são de péssima qualidade trabalha a eurocentricidade e ocupação e exploração exaltando as belezas naturais do Estado de Alagoas, seu mar, seus campos com o verde dos canaviais e sua terra fértil. Afirmando assim como Carlos Walter e Lima que a ocupação e a exploração do espaço alagoano foi intencional, pois alagoas oferecia as condições adequadas para o cultivo da cana de açúcar e o desenvolvimentos econômico da colônia exploradora. A tropicalidade na visão eurocêntrica justifica a exploração européia. Tivemos uma conjuntura natural propicia para a exploração.
Portanto cada autor aborda a questão do eurocentrismo ocupação e exploração do espaço americano sobre tudo brasileiro e alagoano com um enfoque diferenciado onde cabe ao leitor com a sua experiência intelectual da sua devida interpretação, o que esta nas entrelinhas cabe o leitor decifrar.

Andréa Taciana dos Santos Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário